domingo, 8 de junho de 2008

Desde el alma

Um clássico! Provavelmente o tango-vals mais tocado e adorado pela comunidade tangueira.

Nasceu em 1911 do talento musical de uma menina uruguaia de 14 anos, Rosita Melo.

Em 1948, Homero Manzi, já naquela época famoso letrista de tangos, pediu para incluir a canção "Desde el alma" no filme "Pobre mi madre querida" estrelado pelo grande cantor argentino Hugo del Carril e pela atriz italiana Emma Gramatica. Para tanto, solicitou ao marido de Rosita, Victor Piuma Veléz que refizesse a letra que este havia colocado na música, uma vez que esta falava de amor à mãe e a canção do filme deveria falar de amor romântico. O próprio Manzi deu sua contribuição à nova letra.

Rosita teve duas filhas com Victor e seguiu sua vida, primeiramente dando aulas de piano e logo depois tornando-se concertista.

Morreu em 1981, depois de uma vida dedicada à família e à música. E "Desde el alma" continua sendo uma das maiores obras-primas do tango, não tendo havido uma orquestra e/ou cantor(a) que não a entoasse, figurando como o tango-vals que mais versões ganhou até hoje.

No vídeo, Desde el alma na voz de Hugo del Carril atuando no filme mencionado acima:


3 comentários:

Anônimo disse...

Lindo. Que bom que você está falando da história desse vals, a melodia tem um frescor de adolescência, e a letra que nos chegou me comove sempre: é alguém cantando pra sua própria alma. Lindo.
ah! que fique aqui registrado meus parabéns pelo blog - pura paixão.
Inez

Unknown disse...

Belíssima. Era a canção preferida de minha mãe, que a tocava no piano e cantava. Me criei ouvindo-a e também gosto muito. Através dela lembro de minha mãe, que já está no céu. E, realmente, como é lindo ouvir alguém cantando para sua própria alma...Quanta diferença das mediocridades atuais.
Parabéns.

discotecadojohnny disse...

Ola..Parabens pelos comentarios.
Estou a procura de uma cópia deste filme a muito tempo para minha mãe que é o filme preferido déla.
Você saberia se encontro para comprar
aqui no Brasil ou no Exterior??
Grato.
py2erh@hotmail.com