terça-feira, 17 de junho de 2008

Culinária: empanadas criollas



Segundo estudos, as empanadas surgiram na Pérsia antes de Cristo. A massa era feita já com farinha de trigo e o recheio com carne de carneiro. Na Andaluzia, Espanha, ela ganhou recheio de carne bovina e temperos como páprica e pimenta.

Com as grandes navegações, a empanada veio parar nas Américas. Mas foi na América do Sul e principalmente na Argentina, Chile, Bolívia e Colômbia que esta iguaria figurou como parte essencial de sua culinária e cultura.

Então, como saco vazio não pára em pé, como diz minha avó, aí vai uma receita de empanada criolla (típica de Buenos Aires) antes de sacar viruta al piso.

(sugestão da blogueira: copie e cole a receita no seu Word para melhor visualização e para ficar arquivada, assim, sempre que você quiser preparar empanadas, já terá a receita à mão. São deliciosas e caem muito bem com vinho tinto)

Ingredientes:

massa

1/2 kg de farinha de trigo + um pouco para polvilhar a assadeira
1 colher (sobremesa) de sal
100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

recheio
1/2 kg de contrafilé limpo cortado em bifes finos
1/2 kg de cebola cortada em cubinhos
50 g de manteiga sem sal
1/2 xícara (chá) de cebolinha verde cortada em rodelinhas
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (café) de cominho em pó
1 colher (café) de páprica
1 colher (café) de pimenta-do-reino
100 ml de caldo de carne
4 ovos cozidos picados
18 azeitonas verdes sem caroço
36 uvas passas pretas sem semente e demolhadas

Modo de Preparo:
Recheio: corte os bifes em tiras e, em seguida, em quadradinhos. Numa panela, doure a cebola na manteiga e junte a carne. Acrescente a cebolinha verde, o sal, o cominho, a páprica, a pimenta-do-reino e o caldo de carne e mexa cuidadosamente. Retire do fogo, deixe esfriar e coloque na geladeira por, no mínimo, 2 horas (é necessário para manter a umidade do recheio). Massa: misture a farinha e o sal e despeje numa superfície lisa. Abra um buraco no meio e coloque a manteiga. Misture bem e acrescente água morna, aos poucos, até obter uma massa flexível (cerca de 200 ml, o suficiente para dar liga na massa). Trabalhe bem a massa e divida-a em bolas. A seguir, estique as bolas com um cilindro, até conseguir uma espessura de 2 mm. Com a ajuda de um cortador ou um recipiente circular, corte círculos de aproximadamente 10 cm cada um. Enfarinhe 2 a 3 assadeiras e reserve. Retire o recheio da geladeira e adicione cuidadosamente os ovos cozidos. Coloque 1 colher (sopa) do recheio no meio dos círculos, deixando uma borda de massa de cerca de 2 cm por toda a volta. Por fim, acrescente 1 azeitona e 2 uvas passas em cada círculo. Umedeça a borda com água e feche os círculos, apertando bem as bordas. Com a ajuda dos dedos, faça voltinhas na borda, como se fosse uma bainha (se achar muito trabalhoso, faça pressão com um garfo em toda a extensão). Coloque as empanadas nas assadeiras enfarinhadas e asse em forno médio (200ºC), preaquecido, por 8 a 10 minutos, ou até dourar levemente.

Fonte: Revista Menu

...

Nenhum comentário: