quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Fotos do gatoNegro no Rio
O show contou com uma aula minha e de Oscar Ricarte (se ainda não conhecem o luxo que é a dança desse cara, deveriam), um baile e o show, onde também dançamos.
As fotos são do segundo dia do show, afinal a massa tangueira teve oportunidade de escolher qual dos dois dias preferia ir. Confesso que a massa tangueira não foi lá muito curiosa com relação a esse evento, deixando assim para outras pessoas o prazer de assistir e dançar o gatoNegro. Por um lado, legal, por outro, uma pena.
Aí está parte do resultado. Depois posto o vídeo.
domingo, 26 de setembro de 2010
Pro tango que você me convidou...
Para quem tem dúvida sobre o que usar numa milonga, aí vão algumas dicas. Primeiramente, saiba qual é a "onda" da milonga para a qual você vai. Se é mais tradicional, se é meio-termo, se é descontraída. Isso vai ajudar a criatura a se vestir de acordo com a ocasião. Bem, essa regrinha básica serve pra tudo, né?
Acima, algumas sugestões (de uma série que pretendo fazer em parceria com minha irmã, Adriana Valente, consultora de estilo que tem um blog fantástico sobre moda e estilo, o Finas Estampas).
Peguem os óculos, pois o Blogspot não me deixa botar uma imagem maior que essa. Tô bege! Podem também clicar na imagem. Fica um pouquinho maior...
.:.:.:.:.:.:.:.
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Sheila Aquino e Márcio Alexandre
.:.:.:.:.:.:.:.
Reservas para gatoNegro
As reservas para a aula-baile-show gatoNegro no Rio que acontecerá no Centro Cultual Carioca nos dias 6 e 7 de outubro a partir das 19h, já estão disponíveis de segunda à sexta das 11h às 20h pelo telefone 2252-6468, exceto sábados domingos e feriados.
Entre no blog (ao lado) e conheça o grupo, o local e tudo que envolve este evento único.
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Julio e Corina no Rio
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
VI Festival y Mundial de Tango
Não sou afeita a campeonatos de tango, por gostar mesmo é da livre expressão na arte, e talvez por outros motivos mais políticos, mas como sei que tem muita gente que gosta, e sendo este um blog democrático, não poderia deixar de colocar aqui a reta final do VI Festival y Mundial de Tango que acontece até amanhã em Buenos Aires.
Aqui, na página do 2xTango.
[Na foto, Nathalia Muñoz e Gonzalo Angelo. Exclusividade da revista 2xTango]
.:.:.:.:.:.:.:.:.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Mariano Bielak e Paula Gurini
.:.:.:.:.:.:.:.
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Oro y plata (candombe)
Lágrima morreu em 2006 aos 82, depois de uma vida dedicada principalmente à cultura uruguaia de origem negra.
...
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Radio de tango on line
Descobri um site constituído basicamente de podcasts (Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudio, vídeo, foto, PPS, etc…) pela Internet, através de um feed RSS, que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização.
É a Radio del Tango. Ameeeeei!!! Tem até história do tango e como surgiram seus personagens. Podcasts em espanhol e textos em inglês. Vamos exercitar nossa poliglotia :)
.:.:.:.:.:.:.:.
Resutado de Enquete - União de pessoas do mesmo sexo
A favor - 70%
Contra - 8%
Sem opinião a respeito - 12%
A favor, desde que não se beijem na minha frente - 8%
É isso aí. Obrigada a todos que participaram e deram sua opinião.
...
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Corina e Julio
Clique aqui para ter mais informações.
E para começarmos bem a semana, nada como o deleite de uma bela dança. O tango se chama "Yo" de Juan José Guichandut interpretado pela orquestra de Domingo Federico:
...
Vomitando rosas - parte 2
{ Leia a primeira parte do texto clicando aqui }
Nada como o senso de oportunidade, anote aí. E oportunidade significa saber observar e aproveitar o momento certo. Principalmente se você é mulher e vai tirar um homem para dançar. A todo momento somos devidamente lembradas que o mundo é machista, e a dança a dois é ultra-machista. Mesmo que sejamos brasileiros descolados, vamos e venhamos, ninguém quer levar um “não”.
Chego perto do alvo, desta vez bebendo uma taça de água, para fazer boa figura. (Outra coisa muito desagradável é dançar com alguém bêbado, trocando as pernas, pisando no seu pé e com bafo de cachaça. Por isso a mescla de qualquer bebida alcoólica com água. Um drops cai bem de vez em quando também).
A essas alturas quem não conhece bem o tango e seus universos deve estar se perguntando onde diabos entra a famigerada rosa na boca. Pois bem, estava mesmo esperando alguém perguntar, para eu poder responder: não entra. Esquece isso. A rosa na boca é um símbolo da distorção que os veículos de massa impõem ao mundo, sem nunca se darem ao trabalho de fazer uma pesquisinha medíocre que seja.
Aliás, esse assunto veio em boa hora, porque eu não aguento mais ouvir que o tango que Al Pacino dança em “Perfume de mulher” é o máximo. E aquele “tango” que é dançado por Arnold Szwatznegger e Jamie Lee Curtis em “True lies”? O que é aquilo? Uma rosa na boca! Não é tango.
Pois ao som de Osvaldo Pugliese – a tanda da vez – me dou o direito de falar com mais profundidade sobre essa dança. Imagine-se ouvindo um dos sons mais deliciosos de sua vida. Agora imagine um abraço forte, intenso, porém suave, envolvente. Nada de tensões. Articulações, músculos, respiração e alma totalmente relaxados. Sinta os pés em contato com o chão. Acaricie o chão com cuidado. Não pense em já fazer firula. Apenas sinta. Agora vá junto com a música como se ela fosse o mar e você, o barco. Vá, deixe a música conduzir. Não é você quem conduz, seja mulher ou homem. Tenha humildade. Não tente controlar a dança, deixe ela acontecer como deve ser, pise onde tiver que pisar, não force. E de forma alguma cutuque, aperte demasiadamente ou pare de respirar. Depois de um tempo deixando ser, você vai experimentar o êxtase. Vai entrar no verdadeiro labirinto do fauno e de lá não quererá sair. Pronto, você dançou o verdadeiro tango, não mais o argentino, mas o universal.
Descendo do céu à terra, estou aqui de novo, em minha mesa, juntando minhas coisas para ir embora. Olho novamente para o piso, ringue de luta dos que se aventuram a compartilhar uma dança. Não ache tão estranho. Luta sim. Pois que, veja se não é assim, a cada vez que pisamos ali, estamos em luta contra e a favor de nós mesmos. Não são nossas habilidades que serão testadas ali, mas nossa paixão. Sem paixão, não pense em dar o primeiro passo, pois ele será falso. E guarde seu ceticismo, materialismo e ateísmo artístico para seu computador. No tango, nada disso funciona.
Faço minha tradicional oração a São Piazzolla e vou embora, com um meio sorriso rasurando meu rosto.
...
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Sitges - que lugar é esse?
http://bit.ly/a6Xzaw
http://bit.ly/c7bJuy
[foto de Lucien Lecarme]
.:º:.:º:.:º:.
Ainda sobre a Dança dos Famosos
Quero deixar claro que não sou contra exatamente à Dança dos Famosos, muito menos contra os famosos participantes (que têm até muita coragem), o que lamento é ver tanta desinformação sendo disseminada por um veículo de massa como a Globo. E já que comecei, deixo também registrada minha indignação por não haver no júri um só profissional da dança de salão justo na etapa final.
Daí o que vemos é isso: um monte de gente falando o quer sobre aquilo que não sabe.
Em tempo: As meninas (Sharon e Fernanda) estão/são lindas. Não fosse o trato dado à dança pela produção tão negliente, eu até poderia gostar.
.:.:.:.:.:.:.:.
segunda-feira, 19 de julho de 2010
A Globo odeia tango
A dança foi bem ruim, como eu supunha, mas o pior estava por vir. O pior foi o Faustão e o Artur Xexéo falando um monte de asneiras sobre o tango, prestando um tremendo desserviço, como se entendessem do assunto. Não pesquisar, nem que seja na wikipédia, sobre o que vai mostrar/falar já é um costume da televisão brasileira - destaque para a Globo - que, sim, acerta em algumas coisas, mas no geral, é tipo tango é rosa na boca. Aí pisou no meu calo que cultivei em tantas milongas!
Resumindo o desastre: Fastão disse que o tango não se renova desde Piazzolla e que o turista gosta mais de tango do que o próprio povo argentino.
Daí Artur Xexéo vai em socorro da renovação e diz que existe um tal de tango eletrônico. Até aí foi indo bem, mas logo em seguida manda essa: "Mas não na Argentina, na Europa, na França". Pensou o mesmo palavrão que eu?
Faustão arremata: "Baladão do tango!"
Por essas e outras que volto a fazer o mesmo apelo de sempre: gente, pelamordedeus, pesquisem sobre o que vão falar! Ou então calem a boca!
Abaixo, a prova que incrimina os meliantes:
http://www.youtube.com/watch?v=kIZO4PFEJ1c
(coloquei o link, pois o vídeo não ia por nada nesse mundo)
Desde já me coloco à disposição da Globo para prestar consultoria em tango, caso resolvam mostrá-lo como ele é. Dentre outras coisas, sem rosa na boca, por favor.
...
sexta-feira, 16 de julho de 2010
A Argentina de todos os gêneros
A Argentina foi o primeiro país da América Latina a aprovar oficialmente o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Pode ser tabu para algmas pessoas, mas para muitos isso é uma questão de livre escolha sexual, ou seja, qualquer um pode escolher sua cara-metade. Ok. Assunto polêmico. Vamos levantar enquete, pois o tema merece.
Enquanto isso, nas milongas chamadas GLS de Buenos Aires, essa liberdade já era manifestada, como na milonga La Marshall, a primeira a funcionar como 'milonga gay'. Ela é hoje conhecida no mundo inteiro, atraindo não só homo, como heterosessuais de toda parte, como disse Roxana Gargano, uma das criadoras da Marshall: "A cultura 'heterofriendly' baseia-se na tolerância, na não discriminação, e em compartilhar estilos de vida."
E você, tem uma opinião sobre esse tema? Então responda nossa enquete.
Até mais
,,,
Sol Cerquides e Fernando Gracia
...
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Vomitando rosas
.
Um texto de Flávia Valente
.
Estou nesse baile de tango na seguinte condição: sentada numa mesa ao fundo, bebendo uísque e com pena de mim.
Não quero que ninguém me olhe, que ninguém me tire para dançar e meu vestido essa noite está definitivamente horrível.
Como não quero interagir, me contento em apenas observar. Aquele casal ali está dançando mal, olha lá, esbarra em todo mundo. Mas também pudera, o sujeito está uma pilha de nervos. Não tem ginga, deve ser pouco rodado nos salões. E o vestido da mulher é mais feio que o meu.
Aquela está dançando bem. Aquele ali também, mas pudera, faz mil aulas por semana. Aquele moreno com o cabelo preso num rabinho é alugado. E a dona que está com ele dança mal. Pudera, não faz aula nenhuma.
Nesse mundo do tango não adianta você ser bonito(a), falante, intelectual da última, descolado(a), elegante, inteligente, PHD em qualquer coisa, endinheirado(a), famoso(a), bom (boa) de cama, blogueiro(a) da moda, artista contemporâneo(a), gente boa, não beber quando for dirigir, fazer poesia, ter saído na Caras, se você não sabe dançar. E tampouco pense que vai aprender a dançar rápido. Pode esquecer. Vai levar mais tempo se pensar assim.
Agora começou uma tanda de Di Sarli. As tandas de Di Sarli sempre me deixam melancólica. Sim, a música é linda, mas não é por isso não. É que na época que eu organizava baile, sempre tinha um aficionado pelo passado que vinha logo pedir: Dá pra botar Di Sarli? E eu me esforçando para garimpar novidades todo baile. Colocava um Fernandez Fierro e já vinha um: Dá pra botar Di Sarli? E adivinhem que música levava todo mundo pra a pista? Bahia Blanca. Nada contra Bahia Blanca, como disse, é linda, mas caceta, toca em todo baile que eu vou desde que comecei nessa vida há 15 anos.
Nessa noite não coloquei meu melhor sapato. Optei por um velhinho confortável, se é que um salto sete e meio pode deixar algum sapato confortável. Mas depois de tanto tempo a gente acostuma. O perfume sim, foi o preferido. Escolhas que vamos fazendo sem dar-nos conta, muitas vezes.
Um homem se avizinha da minha cadeira. Acho que vai me tirar pra dançar. Se tirar, terei que ir. Sabe como é, etiqueta de salão. É feio deixar o cara com cara de bunda na frente de todo mundo.
Nessa noite eu não estou muito a fim de dançar, juro. Aí é válido fazer a pergunta: Então o que foi fazer num baile? Boa pergunta. Acho que fui achando que queria dançar. Acontece. Nada demais, estou um pouco chateada porque meu namorado, depois de dois anos e blau de namoro, não lembrou da data do meu aniversário, mas lembrava exatinho da data que o Flamengo foi campeão da última vez. Nem quis saber da penúltima, ou ia entrar
Mas dessa vez tudo que eu queria era ficar bebericando no meu canto. Acho que estou ficando velha.
Daí o sujeito que avizinhou-se me tira pra dançar, como eu supunha. Vou, e sorrio. Gentileza gera gentileza. Na falta de um clichê mais oportuno, vai esse mesmo.
Dançamos Di Sarli. A única orquestra de tango que lota a pista. Uns bate-bates aqui, um salto entrando pelo meu sapato acolá, e noves fora, curti dançar essa tanda. Di Sarli sempre acerta. Deve ser por isso que tem sempre um aficionado pra pedir: Dá pra botar Di Sarli?
Volto à minha mesa e não consigo desviar o pensamento do Juca, meu namorado flamenguista. Antes d’eu sair de casa, ele me disse por MSN que o Cassiano, seu melhor amigo, estava indo pra a casa dele pr’umas cervejas. Pergunta agora o que realmente estou fazendo num baile.
Também tem uma TPM de ressaca abalando meus nervos. Gostaria muito de estudar esse fenômeno, para entender como diabos a gente consegue passar por umas trezentas emoções, aparentemente nada a ver a anterior com a seguinte, em um dia.
Aquele casal ta bonito dançando, tem química, tem sintonia. Aquele sujeito mais ali atrás, de blaser cinza, eu já beijei na boca. Aquele outro sentado na outra mesa também. O fato d’eu nunca ter sido santa já me proporcionou momentos bem interessantes.
Tanda de Juan D’Arienzo. Gosto. O compasso chega a ser invasivo de tão presente. Agora ta me dando vontade de tirar alguém pra dançar. Isso na Argentina é um ultraje à tradição tangueira, uma fêmea ‘sacar’ um macho, mas brasileiro gosta mesmo é de quebrar regras e dar uma banana pro ultraje e para a tradição, então... olho em volta pra caçar meu pretendente. Arrá! O Nicolau, ali naquele canto, conversando com a loira de azul. Amigo das antigas, começamos no tango praticamente juntos.
Nada como o senso de oportunidade. (continua depois)
...
segunda-feira, 5 de julho de 2010
gatoNegro no Rio, o blog
Acho que estou viciando nesse negócio de blog. Há cinco dias criei o blog que vai mostrar tudo sobre a vinda do grupo gatoNegro Tango ao Rio de Janeiro.
Vai lá e dá aquela força ;)
http://gatonegronorio.wordpress.com/
...
terça-feira, 29 de junho de 2010
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Tango e futebol
Já que está circulando na internet amplamente, tenho que colocar aqui um dos vídeos mais bem sacados e montados dos últimos tempos:
...
segunda-feira, 21 de junho de 2010
gatoNegro em Brasília
Serviço:
Dias 23 e 24 de junho, às 20h
Oficina gratuita de tango com Marco Kina e Luciana Mayumi antes do show
Informações: 3206-9450
Teatro da Caixa Cultural
SBS quadra 4 lote 3/4
www.caixa.gov.br/caixacultural
Abaixo, uma mostra do que o gatoNegro é capaz. Música: Nostalgias de Juan Carlos Cobián e Enrique Cadícamo.
.:.:.:.:.:.:.:.
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Rapidinha sobre a Copa
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Claudia Miazzo e Jean Paul Padovani
Ela, italiana, ele marroquino nascido em Casablanca (sim, o mesmo lugar do clássico filme). Ambos, numa parceria que parece perfeita, trabalham com tango e música barroca (sim, você leu direito) em Paris. No vídeo dançam Oblivion de Piazzolla.
Tá bom pra vocês? Porque pra mim, tá ótimo!
.:.:.:.:.:.:.:.:.
segunda-feira, 7 de junho de 2010
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Facundo e Kelly
.:.:.:.:.:.:.:.
sábado, 29 de maio de 2010
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Mulheres no Salão (complemento)
.
Gente, me desculpem, mas no último post não coloquei os dias dos eventos. Aí vai:
O evento acontecerá nos dias 3, 4, 5 e 6 de junho. O espetáculo será nos dias 03, 04 e 05 (quinta, sexta e sábado); o baile dia 05 (sábado) e a palestra e o debate no dia 06 (domingo). Os horários estão no Blog: www.mulheresnosalao.blogspot.com
Obrigada pela compreensão. E apareçam! Vou dançar no dia 4 (sexta), mas muitos outros profissionais de primeira também estarão lá. Imperdível!
.:.:.:.:.:.:.:.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Mulheres no Salão 2010
Neste ano estamos comemorando 5 anos de Mulheres no Salão e para isso estamos preparando um grande evento. E para mostrar que não somos feministas radicais, nossos queridos homens não poderão ficar de fora! Então “homarada”, se preparem…vem aí: Homens no Salão!!! Uhuu!!! Agora vocês poderão também aprender segredinhos para ficarem maravilhosos para nós mulheres!
E está decretado o fim da turma da Luluzinha. Homens podem fazer turma de mulheres, mulheres poderão fazer turma de homens…Chega de segregação sexual!!!!
Nosso queridos iniciantes nas Danças de Salão também terão sua vez! Éééé…poderão escolher o Pacote Parcial para fazer os temas gerais e receber importantes informações que certamente farão deles melhores damas e cavalheiros.
E tem mais! Ah…pensou que era SÓ Workshop??? Nãooooooo!!!!!
- Teremos Palestra sobre a vida da nossa querida Maria Antonieta por João Pícolli. Ela, que já fez a passagem para outro plano, mas não deve ser esquecida por nós.
- Baile com 02 ambientes, com Djéias!!!Paulinha Leal, Viviane Chan e convidadas! Sim, as mulheres comandarão as pistas de dança! A noite ainda promete algumas performances de mulheres e homenagem “Mulheres no Salão 2010″. A homenageada? Nada mais, nada menos que Vera Reis! (Nunca ouviu falar? Então vai lá que saberá mais da importância dessa mulher para nós da Dança de Salão!!!)
- Vamos lá…ainda temos: Debate “Discutindo a relação” hahaha, homens, não vão fugir desse encontro, hein! Tudo num clima de brincadeira, falaremos sobre assuntos que precisam de uma reflexão e entendimento de ambos os sexos. Sabe quem irá nos ajudar? Raquel Mesquita e Paulo Araújo! Você vai perder???????
- Por fim o filhinho que estamos gerando…muita espectativa, ansiedade, nervosismo…ai ai….Espetáculo/Mostra “Mulheres no Salão”. Uma reflexão sobre a relação homem e mulher, fazendo um paralelo entre o contexto geral e o ambiente da Dança de Salão. Aguardem para fortes emoções, momentos especiais, brindados com a participação de várias mulheres mostrando os seus trabalhos como dançarinas e coreógrafas.
Gente, agora é com vocês: Participem deste projeto que tem o intuito de acrescentar conceitos e valores para a Dança de Salão, e sem ser pretenciosa, para as nossas vidas…sim, porque todos nós temos a obrigação de ao menos, tentar fazer este mundo cada vez melhor. Espero por vocês lá!!!
Adriana Aguiar / Mauro Lima
Serviço:
• Workshop com diversos profissionais do RJ, para Mulheres e Homens
• Baile com 02 salões, Djs mulheres, apresentações e homenagem “Mulheres no Salão”.
• Palestra sobre a vida da Maria Antonieta.
• Debate “Discutindo a relação” – Convidados especiais: Raquel Mesquita e Paulo Araújo
• Espetáculo/Mostra: “Mulheres no Salão” – Coreografias só de Mulheres.
* Pacote integral: R$160,00 (Interm. / Avanç.)
Workshop (10 aulas) + Baile + Debate + Palestra + 01 dia de Espetáculo/Mostra
Pagto á vista ou 2x 80,00 – 28/04 e 28/05
* Pacote parcial: R$ 110,00 (Inici.)
Workshop (5 aulas) + Baile + Debate + Palestra + 01 dia de Espetáculo / Mostra
Pagto á vista ou 2x 55,00 – 28/04 e 28/05
*Espetáculo: R$20,00
*Baile: R$15,00
*Espetáculo + Baile: R$30,00
Inscrições:
Local: Espaço Improviso
Rua da Passagem, 172, 2º andar – Botafogo
Tel:3681-5473 / 9708-5686 / 7860-5080
www.mulheresnosalao.blogspot.com
(Ilustração do livro A mulher que amava o tango de Maria Cilene)
...
terça-feira, 18 de maio de 2010
A história de um outro tango - parte 3
Trata-se de um filme estrelado pelo irretocável Fred Astaire e por Dolores Del Rio, uma atriz mexicana. Flying down to Rio me chamou mais atenção pela cena do tango dançado por muitas parejas, numa coreografia milimétrica ao compasso da música Orchids in the moonlight de Rudy Valee. Veja se a distorção do tango original argentino já não havia atingido um ponto bastante alto. Um ponto sem volta, provavelmente.
Veja também:
- A história de um outro tango - parte 1 (Rodolfo Valentino)
- A história de um outro tango - parte 2 (Vernon e Irene Castle)
...
sexta-feira, 14 de maio de 2010
terça-feira, 11 de maio de 2010
Tango Rock'n Roll com 'El Pulpo'
Mas enquanto seu lobo não vem, fiquem com o polvo. Ou melhor, com Norberto "El pulpo" Esbrez brincando (muuuuito) com quatro pernas (sim, duas dele e duas de Luiza, no caso, a dama). Olha isso:
...
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Três anos de Criatango
É o nosso amor pelo tango num apanhado de fotos minhas, outras do Rio Tango (cedidas por Raquel Mellman), outras de Jomar Mesquita (Cia Mimulus), outras que eu não sei de quem são, pois não consegui apurar, infelizmente.
A música é 'Oblivion' de Astor Piazzolla, tocada por Esteban Morgado Tango Cuarteto.
.:.:.:.:.:.:.:.
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Workshop Subindo no Salto
Apesar d'eu estar postando o workshop que darei neste mês de maio aqui no Criatango, quero deixar claro que o mote não será exclusivamente o tango. Todo (ou praticamente todo) o conteúdo do programa pode ser aplicado a qualquer dança.
Outra coisa importante, é que se leve meias e/ou sapatilha rasteira para alguns exercícios. Vá com calça confortável, para deixar as pernas à vontade nos movimentos.
Depois dessa breve explicação, aí vai o serviço:
Subindo no Salto
Curso para mulheres que querem melhorar sua postura, equilíbrio, beleza e prazer na dança.
Quando? A partir de sábado, dia 8 (maio).
Duração? Quatro sábados de maio, ou seja, dias 8, 15, 22 e 29
Horas? De 17h a 18h
Quanto? R$ 70,00
Quem? Eu mesma, Flávia Valente, 15 anos de salão e palco
Onde?
Escola Carioca de Dança
Rua Barão de Mesquita, 482 C - Tijuca (em frente ao SESC Tijuca) - Rio de Janeiro
(21) 2288-1173
www.escolacarioca.com.br
No último dia de aula terá uma prática com cavalheiros convidados por nós e pelas damas participantes + bolsistas da escola.
Faça já sua inscrição ;)
.:.:.:.:.:.:.:.
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Daniel Raphael e o tango novo
Pra quem ainda não conhece o talento desse brasileiro que vive e trabalha em New York, aí vai uma canja:
Espaço Improviso
Rua da Passagem, 172 3º piso - Botafogo - Rio de Janeiro
tel.: 3681-5473
...
sábado, 24 de abril de 2010
Narcotango no Rio
Dia 19 de abril começa a venda de ingressos para o show da banda
argentina Narcotango nas bilheterias do Canecão
(Avenida Venceslau Brás, 215, Botafogo), no Rio de Janeiro.
A apresentação está marcada para o dia 07 de maio.
Os ingressos variam entre R$ 70 e R$ 240.
...
segunda-feira, 19 de abril de 2010
El señor del tango
Nasceu em 1903 e morreu em 1960, deixando uma legião de aficcionados por sua música a um tempo cadenciada e melodiosa.
Com vocês, el señor del tango, com sua música mais disputada nos salões: Bahia Blanca.
...
sábado, 17 de abril de 2010
A história de um outro tango - parte 2
(Vernon e Irene Castle)
Se é verdade que Rodolfo Valentino apenas reproduzia o tango que era dançado nos Estados Unidos em sua época (década de 20), quem então foi o precursor ou precursora dessa dança?
Pois as pistas estão cada vez mais quentes: foram dois precursores, Vernon e Irene Castle que eram casados, ele inglês e ela norte-americana. Juntos revolucionaram as danças de salão de sua época. Estamos no período compreendido entre 1910, quando eles se conheceram e começaram a parceria e 1915, quando ele se alistou na Força Aérea inglesa.
Cinco anos pode parecer pouco, mas foi o suficiente para que criassem moda nos Estado Unidos e no mundo, através de suas peças na Broadway e filmes com sua dança, chamada até hoje de New Ballroom Dance. A influência de Irene era tão grande nas mulheres da sociedade, que estas copiavam seu cabelo, suas roupas, e acabaram por copiar seu modo de dançar.
Essa releitura (no lugar de distorção) que fizeram com o tango, que recém chegava naquelas paragens, também aconteceu com uma dança brasileira, o maxixe. Tudo bem adequado ao palco e ao modo de vida da “boa sociedade” norte-americana, que não ousaria tocar os quadris de forma libidinosa na dança a dois, como acontecia com os latino-americanos. Daí o jeito diferentão de se dançar o tango, bem como de tocar, pois na falta de um bandoneon, ia-se de orquestra tradicional, com destaque para a marcha que impunham ao tango.
Vernon Castle morreu precocemente em 1918, aos 31 anos num acidente de avião e Irene Castle casou-se mais três vezes. Neste ínterim, teve um pupilo muito aplicado que seguiu seus passos e atuou num filme sobre a vida do famoso casal: Fred Astaire.
No vídeo vemos Vernon e Irene Castle seguido de cenas do filme The history of Vernon and Irene Castle de 1939, com Astaire e Ginger Rogers dançando foxtrot, polka e maxixe. Do jeito deles, é claro.
...
quarta-feira, 14 de abril de 2010
sexta-feira, 9 de abril de 2010
A história de um outro tango – parte 1
Seria Rodolfo Valentino o culpado?
Não sei onde surgiu esse tango estranho e tosco que vemos nas mídias mais populares, mas começo a ter uma idéia.
A bem da verdade eu creditava a distorção a Rodolfo Valentino, confesso.
Quando fui atrás da história e de vídeos de Valentino, percebi que ele apenas reproduzia, em parte, aquilo que era chamado de tango na Hollywood de sua época. Era lá para os idos de 1920, mais precisamente o ano de 1921, quando Valentino estrelou “Os quatro cavaleiros do apocalipse”, onde ele interpretava um bon vivant que dançava muito bem tango, segundo a sinopse.
Pode parecer tosco num primeiro olhar, mas sinceramente esse não é dos tangos mais feios que já vi. Achei que Valentino até dança bem.
Então, se ele apenas reproduzia o tango Hollywoodiano de sua época, onde começou a surgir essa distorção, ou invenção de um outro tango, o norte-americano?
No próximo post sobre o tema.
...
sábado, 3 de abril de 2010
Hoje tem Conectango
quarta-feira, 31 de março de 2010
canta "el varón del tango"
.:.:.:.:.:.:.:.
segunda-feira, 29 de março de 2010
Bandoneón
me jode confesarlo
pero la vida es también un bandoneón
hay quien sostiene que lo toca dios
pero yo estoy seguro que es troilo
ya que dios apenas toca el arpa
y mal
fuere quien fuere lo cierto es
que nos estira en un solo ademán purísimo
y luego nos reduce de a poco a casi nada
y claro nos arranca confesiones
quejas que son clamores
vértebras de alegría
esperanzas que vuelven
como los hijos pródigos
y sobre todo como los estribillos
me jode confesarlo
porque lo cierto es que hoy en día
pocos
quieren ser tango
la natural tendencia
es a ser rumba o mambo o chachachá
o merengue o bolero o tal vez casino
en último caso valsecito o milonga
pasodoble jamás
pero cuando dios o pichuco o quien sea
toma entre sus manos la vida bandoneón
y le sugiere que llore o regocije
uno siente el tremendo decoro de ser tango
y se deja cantar y ni se acuerda
que allá espera
el estuche.
Nada
.:.:.:.:.:.:.:.
quarta-feira, 24 de março de 2010
Licença poética para um coração lusitano
"Canção do Mar" de compositores desconhecidos (?) por Dulce Pontes.
.:.:.:.:.:.:.:.:.
sexta-feira, 19 de março de 2010
Roberto Herrera e Tamara Bisceglia
Bailam Roberto Herrera e Tamara Bisceglia, que estarão em abril aqui no Rio de Janeiro dando um workshop pra a galera.
Mais informações com Aparecida Belotti > mabelotti@terra.com.br
...
La Ciudad em poesia
La ciudad
Traz a cidade pra mim
Com suas milongas e asfaltos
E seus saltos altos
Do alto dos vinhos
E salões de alabastro
Em La emborrachez de las noches
Locas e frias
Salta!
E traz os perfumes de Santelmo
Pra impregnar meus dias
Vai e volta logo
Com a cidade dos abraços nos braços
(Flávia Valente - ou seja, eu mesma)
.:.:.:.:.:.:.
segunda-feira, 15 de março de 2010
Homens para que te quero
Que por falar em mulheres, parece que só elas (ou mais elas) se interessam realmente em investir em aulas de grupo e particulares para trabalhar sua técnica.
O que se ouve pelos cantos é de que as mulheres estão evoluindo, enquanto os homens estão ficando estagnados e alguns até estão ficando pra trás.
Especula-se que como há excesso de mulheres, eles não precisam se esforçar para melhorar sua técnica, sua caminhada, seu abraço, sua musicalidade... ora, então dança-se para quê? Homens não gostam de sentir que estão dançando bem? Que realmente tiram prazer e devolvem prazer à sua dama?
Acredito que esse é mais um caso a ser investigado, e se necessário for, fazermos uma campanha para que nossos cavalheiros invistam mais em seu tango, afinal estamos falando de uma dança que não fica parada, e tem evoluído numa velocidade que muitas vezes achamos difícil de acompanhar.
Para chegarmos a algum resquício de conclusão, respondam à nossa enquete.
foto: "Piernas para el tango 2" de Naoko Karas
.:.:.:.:.:.:.:.:.
segunda-feira, 8 de março de 2010
A todas as Marias no seu dia
Marias
Quem são as Marias, senão as filhas e as filhas das filhas? As irmãs e as tias, as avós e as sobrinhas?
Todo mundo tem Maria na vida. Maria dá vida, porque toda mãe é Maria, e toda mulher que ama e toda mulher que cria.
Eu sou Maria
Aparecida ou escondida
Mulher casada ou da vida
Pois que Maria é desejo
Um querer bem de um jeito!
Que se embrenha meio as tropeços
E só quem sabe querer, denuncia
É uma cantiga, um soneto
Um fado, uma folia
Uma orquestra tocando no peito
Pois que cada Maria é um lamento
E mais que tudo, alegria
.:.:.:.:.:.:.:.:.
domingo, 7 de março de 2010
El Metodo na Arlequim
O grupo argentino El Metodo, da província de Mendoza (região dos vinhos) se apresentou na charmosérrima livraria Arlequim, no Paço Imperial.
Divertidos e de grande qualidade musical, encantaram a todos e ao final, nos fizeram bailar. Que retornem em breve!
Clique em 'play' para ver o slideshow acima.
...
terça-feira, 2 de março de 2010
segunda-feira, 1 de março de 2010
domingo, 21 de fevereiro de 2010
Não é tango, mas poderia ser
Como diz o título, não é tango, não tem nem um tanguinho de fundo, mas é um filme argentino sensacional. Mesmo.
Poderia ser tango. É intenso, é dramático, é engraçado, é lindo, é apaixonante. Falo do filme "O segredo dos seus olhos" do diretor-que-nunca-erra Juan José Campanella (o mesmo de "O filho da noiva"), protagonizado pelo ator que erra menos ainda Ricardo Darín. Uma obra-prima que ninguém pode perder. Aproveitem, ainda está em cartaz.
Em tempo: foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
E pra quem pensa que o filme fala só de romance, está enganado. É suspense pra amantes dessa arte entrarem em verdadeiro frisson.
.....