sexta-feira, 9 de abril de 2010

A história de um outro tango – parte 1

Seria Rodolfo Valentino o culpado?


Não sei onde surgiu esse tango estranho e tosco que vemos nas mídias mais populares, mas começo a ter uma idéia.


A bem da verdade eu creditava a distorção a Rodolfo Valentino, confesso.


Quando fui atrás da história e de vídeos de Valentino, percebi que ele apenas reproduzia, em parte, aquilo que era chamado de tango na Hollywood de sua época. Era lá para os idos de 1920, mais precisamente o ano de 1921, quando Valentino estrelou “Os quatro cavaleiros do apocalipse”, onde ele interpretava um bon vivant que dançava muito bem tango, segundo a sinopse.





Pode parecer tosco num primeiro olhar, mas sinceramente esse não é dos tangos mais feios que já vi. Achei que Valentino até dança bem.


Então, se ele apenas reproduzia o tango Hollywoodiano de sua época, onde começou a surgir essa distorção, ou invenção de um outro tango, o norte-americano?


No próximo post sobre o tema.



...


Um comentário:

Jairo Alt disse...

Se o tango hollywoodiano evoluísse a partir deste precursor, invés de regredir, os leigos teriam hoje outra ótica a respeito do tango, tirando aquela idéia mambembe do filme perfume de mulher da cabeça. Enfim. Era de se esperar, pois os Estados Unidos é perito em distorcer a cultura alheia e impor uma releitura tosca e risível. O mesmo é feito com o carnaval. Ótimo o vídeo.