segunda-feira, 19 de julho de 2010

A Globo odeia tango

Eu estava com medo deste momento, juro. Mas sabia que ele viria e que eu teria que produzir um post: A famigerada Dança dos Famosos do Domingão do Faustão. Mais precisamente, o dia do tango. Eu nem queria ver, pra não ficar deprimida, mas minha mãe me convenceu de que eu só poderia fazer este post que vos fala, se visse. Então eu vi.

A dança foi bem ruim, como eu supunha, mas o pior estava por vir. O pior foi o Faustão e o Artur Xexéo falando um monte de asneiras sobre o tango, prestando um tremendo desserviço, como se entendessem do assunto. Não pesquisar, nem que seja na wikipédia, sobre o que vai mostrar/falar já é um costume da televisão brasileira - destaque para a Globo - que, sim, acerta em algumas coisas, mas no geral, é tipo tango é rosa na boca. Aí pisou no meu calo que cultivei em tantas milongas!

Resumindo o desastre: Fastão disse que o tango não se renova desde Piazzolla e que o turista gosta mais de tango do que o próprio povo argentino.

Daí Artur Xexéo vai em socorro da renovação e diz que existe um tal de tango eletrônico. Até aí foi indo bem, mas logo em seguida manda essa: "Mas não na Argentina, na Europa, na França". Pensou o mesmo palavrão que eu?

Faustão arremata: "Baladão do tango!"

Por essas e outras que volto a fazer o mesmo apelo de sempre: gente, pelamordedeus, pesquisem sobre o que vão falar! Ou então calem a boca!

Abaixo, a prova que incrimina os meliantes:

http://www.youtube.com/watch?v=kIZO4PFEJ1c

(coloquei o link, pois o vídeo não ia por nada nesse mundo)


Desde já me coloco à disposição da Globo para prestar consultoria em tango, caso resolvam mostrá-lo como ele é. Dentre outras coisas, sem rosa na boca, por favor.


...

12 comentários:

Clarisse disse...

Flávia!! Amei o post!! Sou professora de Tango junto com meu marido (também temos um site sobre dança de salão) e tivemos a mesma sensação ao assistir às asneiras ditas pelo Faustão sobre o Tango. Meu marido estava quase tendo um enfarto, tive ânsias de apertar o botão do controle remoto a cada 2 segundos. Parabéns, disse tudo!!
Clarisse
www.dancacatarina.com

André Magro disse...

Acho que esta indignação foi geral!!! Andressa e eu estávamos assistindo e começamos a esbravejar incrédulos com o que havíamos ouvido. Nunca houve uma renovação tão grande quanto a que está ocorrendo agora, tanto na música quanto na dança.
E não vamos comentar sobre a afirmação equivocada que o estrangeiro gosta mais de tango que o próprio argentino. Nas casas de show, onde ele deve ter frequentado, realmente há apenas turistas...
No entanto, o maior engano deste episódio, como nossa querida Flávia disse, foi o apresentador afirmar com tanta convicção algo que ele desconhece.
Só podemos lamentar!!!

Luiz Zahar disse...

Baladão do tango... é dose prá cavalo. Buáááá :(

Francis disse...

Concordo com você em gênero, número, grau e principalmente, na dor no calo que eu também fiz dançando tango.
Coincidência das coincidências, meu pai foi quem me fez assistir, e foi ele quem aturou a força da minha indignação, exatamente nas falas que você citou... Fora a minha cara quando ele me perguntava:
“- E aí, estão dançando bem???”

Beijão, saudades,
Francis

Elza Moreira disse...

Oi Flavinha, bem colocado este post. Estava em casa quando minha amiga Mira disse que teria Tango na Globo, quando vi fiquei indignada, e o pior é que todos leigos que ali estavam adoraram...E ainda tive que ouvir asneiras!!! Parabéns pelo seu trabalho , querida, que aborda assuntos interessantes. Amo tudo que faz!
Bom final de semana.
Beijinhos
Elza

clarissa disse...

já que tem o cala boca galvão poderia ter o cala boca faustão... afff odeio , nunca assisto , lamentável.

Deveras disse...

Bom, pior seria se eles tivessem dito que tava rolando o "Tangolation, chon, chon..."

ficanapaz

Rosangela Tozzi disse...

Absolutamente inacreditável...Não vi nem essa dança nem vejo o programa nunca, não aturo. A ignorância não é pecado, mas a petulância em encher a boca pra falar mesmo sem haver o que falar é agressivo. éó cúmulo do desrespeito... Especialmente para os que se dedicam 'a dança. Com certeza os jurados foram pessimamente escolhidos e a falha de não haver nenhum conhecedor da dança de salão na final,assim como as asneiras, foram imperdoáveis. Não dá pra acreditar q esse programa ta na grade de domingo tanto tempo na Globo... Não é a toa que a Record tá ganhando audiência dia a dia, ne? q horror.Simplesmente ridículo.

Parabens pelo seu trabalho, flavia. aqui e na dança. beijuss

Flávia Valente disse...

Caro Deveras, não faltou muito...

Rosangela Tozzi disse...

Esqueci de comentar a parte em que Faustão disse que o estrangeiro gosta mais de tango que o próprio argentino.. Gente, a cena da dança na Argentina, não só no Tango, vem sendo completamente original e ainda é o berço de muito estudo pra pessoas de muitas outras nacionalidades, tal a paixão, o talento e o interesse deles... HJ em dia tem sido, por ex, o único local da América latina onde podemos estudar outro ritmo, o swing, que no Brasil ainda está despontando. Eu e meu parceiro não abrimos mão de ir a BsAs todo ano estudar lindy hop, um dos estilos do swing, porque os grandes mestres têm ido a AR dar wokshops e cursos pelo menos duas vezes ao ano...Gente, quanta ignorância...to indignada.

Raquel disse...

Flavinha, estou com você, também assisti à famigerada apresentação de tango no domingo e quase vomitei. Lamentável a falta de "feeling" da produção!

Inez disse...

Oi Flávia, ainda que atrasada quero comentar: além de tudo o que você e as pessoas falaram - que p* de música era aquela? parecia uma marcha de banda militar. nem querendo aqueles casais poderiam dançar, a 1a. moça lá marchava na caminhada dela. Por que não colocar uma gravação original? que assassinato... Tem alguns exemplos de músicos brasileiros que tocam tango sim, mas aquilo lá...
Inez (de Brasília)