quarta-feira, 25 de junho de 2008

Jorge Luis Borges




Borges nasceu em
Buenos Aires em 1899. Sua obra se destaca por abordar temáticas como filosofia, metafísica, mitologia e teologia em narrativas fantásticas, como era o costume dos escritores sul-americanos do século passado.

Situava todas as suas estórias numa Argentina recriada a partir de sua visão crítica e aguçada da realidade do país e de sua cultura. Foi assim que escreveu o conto O Aleph, um dos mais conhecidos de sua extensa obra.

Nesse conto, o protagonista se depara com a possibilidade de conhecer o ponto do espaço que abarca toda a realidade do universo num local bastante inusitado: no porão de um casarão situado em Buenos Aires, prestes a ser demolido. Este ponto recebe a alcunha de Aleph, a letra inicial do alfabeto hebraico, correspondente ao Alfa do alfabeto grego e ao A do alfabeto latino.

o escritor Zulmar Lopes descreve assim os 'labirintos de Borges':

"Ler Jorge Luis Borges é como aventurar-se em um dos labirintos tão obsessivos na obra do mestre argentino, perder-se em meio a livros não escritos, viajar por cidades e planetas inexistentes e no final exclamar: O universo de Borges suplanta o do Criador no quesito imaginação."

Morreu em Genebra em 1986 e está sepultado lá mesmo por opção própria.

Leia O Aleph em português.

.:.:.:.:.:.:.:.:.:.

Nenhum comentário: