sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Fernandez Fierro - A (re)volta dos que não foram

A Orquesta Típica Fernandez Fierro veio a Brasília, mas os ingressos esgotaram tão rápido, que eu consegui perder esse momento imperdível.

Escrevo aqui para deixar registrado meu desapontamento e ver se, de alguma maneira, consigo fazer com que eles voltem. Muito tangueiro apaixonado tentou, mas não conseguiu entrar, o que é uma lástima.

Prometo em breve postar um vídeo deles.



...

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Fernandez Fierro em Brasília - imperdível!


"Depois da folia do carnaval, chega à Brasília uma das revelações do novo tango argentino. A Orquestra Típica Fernandez Fierro sobe ao palco do Teatro da Caixa para única apresentação no dia 26 de fevereiro, às 20h.

Este será o primeiro show da Orquestra Típica Fernandez Fierro (OTFF) em Brasília. Os 12 integrantes apresentam na capital federal canções do último CD, "Mucha Mierda", além de algumas releituras de clássicos do tango, bolero e milongas.
A Orquestra vem renovando radicalmente a imagem dos espetáculos de tango de Buenos Aires com seus arranjos bastante personalizados e seus tangos próprios e fortes, seus trajes coloridos e seu compromisso social. Correspondentemente, é sucesso em turnês pela Argentina, Europa e América.

Formada por quatro bandoneóns, três violinos, viola, violoncelo, contrabaixo, piano e cantor, a OTFF mescla tradição a uma atitude particular baseada em sua potente maneira de sentir e interpretar o tango. O grupo, constituído em 2001, edita seus discos, cuida da sua agenda e administra de maneira independente seu próprio clube (o Clube Atlético Fernández Fierro, sediado em Buenos Aires).

A Orquestra é organizada em forma cooperativa e integram o repertório arranjos novos de tango tradicional, além de canções próprias, compostas por alguns de seus jovens integrantes.O primeiro CD “Envasado em Origen” foi lançado em 2002.
No ano seguinte, veio o segundo trabalho discográfico, “Destrucción Masiva”. Em 2005, os meninos lançaram o terceiro CD, “Vivo en Europa”, com material gravado no principado de Liechtenstein, entre a Áustria e Suíça, em 2004. Em março de 2006, lançaram o DVD “Tango Antipánico”, gravado ao vivo em 2005 na Trastienda Club, em Buenos Aires. O último trabalho, “Mucha Mierda”, foi gravado no auditório da Biblioteca Nacional Argentina e editado em agosto de 2006.

(...)

Serviço
* Show com a Orquestra Típica Fernandez Fierro
* Data: 26 de fevereiro de 2009
* Horário: às 20h * Local: Teatro da CAIXA - SBS Qd 4 lote 3/4
* Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada para estudantes, pessoas com 60 anos ou mais)
* Classificação Etária: livre"


Matéria de João Carlos Corrêa extraída do blog Brasília Cultural e Inclusiva (link nos blogs amigos)



.....

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Tango Negro

Quando vemos Ernest Williams e Maricela Wilson dançando, podemos ter um vislumbre do que foi verdadeiramente a influência negra na cultura do tango. A partir disso, voltamos àquilo que foi a 'origem': o candombe.


video



...

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Tango de homem para homem


Pegando carona na dança dos Hermanos Macana, apresento-lhes o início da história do tango. Sim, o tango - essa dança de sedução e sensualidade - já foi dançado só por homens, mas por que?

Naquela época (final do século XIX), o tango era a música tocada nos subúrbios de Buenos Aires, principalmente nos bordéis. Música cabareteira e dança idem, que era feita com os corpos colados, marinheiros e toda sorte de malandros e trabalhadores iam aos lugares de meretrício para pegar as melhores "damas" da noite. Para isso, tinham que bailar bem aquela dança considerada lasciva pela sociedade.

Por isso dançavam homem com homem, para aprimorarem sua técnica e trocar passos para impressionar nos salões.

Até hoje não é tabu a dança entre homens em Buenos Aires, e no Rio de Janeiro chegou a ser uma espécie de tradição, os homens dançarem juntos ao final do baile. As mulheres também já têm o costume de dançar entre elas em alguns bailes, mas ainda são poucas que se arriscam a ser o "homem" na dança.

Eu, enquanto profissional atesto: essa troca de papéis é tudo de bom!


...

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Los Hermanos Macana

Figuras notórias do tango, há tempos se apresentam nas mais diversas milongas de Buenos Aires, e agora, do mundo. Com vocês, Enrique e Guillermo de Fazio, Los Hermanos Macana, dando show ao som da osquestra Color Tango.


video





.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.