quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Maria-Cebola, de onde vens?


Ontem estávamos discutindo aqui em casa, de onde vem a expressão Maria-Cebola, muito utilizada nos bailes de dança de salão, principalmente quando do momento - ou do próprio baile inteiro - em que as damas é que tiram os cavalheiros para dançar.

Como boa curiosa e Maria-Cebola que sou, fui à Grande Rede procurar, e achei isto:

"Como tudo passa sobre a terra (segundo José de Alencar) talvez pouca gente se lembre dela. Maria Cebola ("Sadie Hawkins") era filha de Equezebias Cebola ("Hekzebiah Hawkins"), o mais proeminente dos habitantes de Brejo Seco ("Dogpatch"). A despeito de ser herdeira de grande fortuna, a moça não primava pelas graças físicas e não conseguia arranjar namorado. O pai, temeroso de tê-la "encalhada" pelo resto da vida, resolveu o assunto à maneira dos coronéis nordestinos: na bala. No dia 9 de novembro, juntou todos os habitantes da cidade, deu aos rapazes solteiros uma pequena vantagem, e soltou todas as donzelas núbeis da cidade em seu encalço. O rapaz que fosse agarrado era automaticamente obrigado a casar-se com quem o pegara. Maria Cebola conseguiu um marido e suas concidadãs, em proveito próprio, resolveram manter a data como acontecimento anual. E até hoje, em Brejo Seco, as mulheres, no dia de hoje, podem agarrar seu preferido, se conseguirem vencê-lo na corrida. Tudo começa ao nascer do sol e termina quando o sol se põe.”"

Fonte: http://www.blocosonline.com.br/literatura/prosa/ddpro/ddpro011


Bem, ao menos hoje, as Marias Cebolas não precisam ser necessariamente despossuídas de atributos físicos... muito pelo contrário.
.
.
.

Nenhum comentário: