quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Tango da Saideira

A verdade é que vou embora do Rio - agora parece que de vez - para Brasília. Meu pai mora lá e tenho projetos relacionados à dança e ao tango que gostaria muito de desenvolver nesta cidade. Mas não sairei de minha terra sem antes dar um baile, claro, para despedir dos (muitos) amigos que tenho aqui.

O Tango da Saideira, como o apelidei, será realizado no dia 13 de abril no Centro Cultural Carioca, meu cantinho de dança aqui na cidade maravilhosa.

Para a ocasião ser realmente especial, chamei o grande amigo e artista-até-o-talo, José Magela (Zezé pros íntimos) para, em parceria, mostrarmos nossa visão do tango.

De resto, vai ser como sempre foram meus bailes: música lapidada e pesquisada à exaustão, recepcionamento afável, amigos, alunos, ex-alunos e pessoas que não conheço, comida boa, bebida idem e a paisagem do Rio Antigo que só o CCC tem. Pensei em fazer um workshop no dia também, mas só se responderem este artigo dizendo: "Eu quero!" ....... rsrs

Até lá, vamos dançando...

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Tango, volume II

um tango
de bom tom,

de violino,
Piazzola
e de batom,

de vinho tinto,
saia longa
e bandoneón,

traz em si
o gosto puro
do odeon.


poema: Anderson H.
foto: La Bohème

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Que pasa, loco?

Já faz um ano que desenvolvo esse projeto que chamei Criatango. Tudo bem, mas o que é isso? Criatango é a junção da palavra 'criação' com 'tango', obviamente, até aqui todos de acordo, mas por que 'criação'? Porque percebi, ao longo dos meus 13 anos de trabalho com o tango, que ele é a dança de salão que mais pesquisa, que mais se inquieta e busca novas formas, novos conteúdos e novidades de uma forma geral. Está sempre se re-criando, em constante mutação, atrelando o passado ao presente e agregando linguagens novas à sua tão forte essência. Não existe agora uma corrente chamada 'Novo Tango'?

A partir dessa observação, empreendi uma nova visão às já existentes, e me encontro em pleno desenvolvimento dessas novas formas de dançar, lecionar e imaginar o tango.


Nas últimas semanas mandei um release desse projeto para algumas academias, e já havia experimentado esta nova abordagem num curso de dois meses que dei no Centro Cultural Carioca e no Curso para Damas da Academia Conexão. Foi um estouro, ouso dizer. Quem esteve lá, presenciou. Agora pretendo ampliar cada vez mais o projeto, a começar por este blog. Vem coisa por aí. Aguardem, portanto, as próximas notícias.